VIDA SAUDÁVEL DEPOIS DOS 60

Por: | Etiquetas: , , , , , | Comentários: 0 | outubro 28th, 2016

Aumento do número de idosos faz crescer preocupação com a qualidade de vida

O Brasil está envelhecendo. Segundo o IBGE, a população com mais de 60 anos deve ultrapassar, em 2030, o grupo de crianças com até 14 anos no país. Até 2055, a população idosa deverá ser maior que a de pessoas com até 29 anos. Com o aumento desse grupo, cresce a preocupação com a qualidade de vida. Mas atitudes saudáveis na juventude podem ser a chave para uma velhice plena. “Com o envelhecimento, o organismo como um todo fica velho também. Por estar mais lento, o risco de quedas e fraturas são alguns dos principais cuidados que os idosos devem ter. O estilo de vida que o paciente tem, ao longo dos anos, também irá influenciar em como o corpo responderá após essas eventualidades”, destaca a geriatra Lílian Karine.

ROTINA ATIVA É A CHAVE PARA ENVELHECER BEM

Para manter o bem-estar físico e psicológico, fazer atividades com as quais se identifica são essenciais em qualquer fase da vida, incluindo o período depois da aposentadoria. Cursos de computação ou de línguas, atividades físicas e hobbies são importantes para manter idosos ativos e motivados no cérebro e no corpo. “Fazer qualquer exercício ou esporte ajuda o organismo a envelhecer de forma mais ativa. Com a aposentadoria e a saída dos filhos de casa, alguns idosos podem apresentar também a Síndrome do Ninho Vazio, e exercícios e atividades que mexam com a memória podem postergar algumas doenças, como Alzheimer”, pontua Lílian.

O aposentado Pedro Lopes de Farias, 86, é um bom exemplo de como uma juventude saudável pode ser importante para uma velhice sem problemas. Apesar da idade, os medicamentos não fazem parte do dia a dia do idoso. “Uso apenas um colírio para controle do glaucoma, nada mais”, ressalta. A boa alimentação foi parceira do aposentado durante toda a vida, que sempre preferiu consumir comida natural. “Morei grande parte da minha vida no interior e sempre gostei muito de comer frutas, verduras e legumes. Não gosto dessas besteiras que as pessoas comem hoje em dia”, destaca.

Além da alimentação balanceada, Pedro Farias sempre teve exercícios físicos presentes na sua rotina “Caminho uma hora, mais ou menos. Quando chove o dia todo, fico agoniado porque não posso sair de casa”, confessa. Os bons hábitos na rotina ajudam muito na manutenção de sua vitalidade. Apesar da idade avançada, o aposentado costuma fazer viagens de ônibus sozinho constantemente do Recife para João Pessoa, na Paraíba, e para Aliança, no interior de Pernambuco. E mantém seu hobby de plantar, seja no jardim da casa onde mora, seja no sítio de sua filha.

PARA TER UMA VELHICE SAUDÁVEL:
• Controlar doenças crônicas;
• Realizar um check-up por ano;
• Fazer atividades físicas regularmente;
• Manter-se ocupado com novos projetos ou cursos.

Entrevista concedida pela Dra. Lílian Karine | Geriatra IMEDI