21 de setembro | Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer

Por: | Etiquetas: , , , | Comentários: 0 | setembro 21st, 2016

O que é Alzheimer?
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Fatores de Risco
A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência da Doença de Alzheimer (DA). Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos.

Doença de Alzheimer acomete apenas os idosos?
Não. Na maioria dos casos de Doença de Alzheimer a doença é verificada em pessoas com mais de 60 anos de idade. Esses casos são chamado de Doença de Alzheimer de acometimento tardio ou senil. Entretanto, existe uma minoria de casos em que a Doença de Alzheimer é precoce, ou seja, incide em pessoas com menos de 60 anos de idade, pré-senil. O principal fator de risco para a doença é a idade.

Tratamento
Até o momento, não existe cura para a Doença de Alzheimer. Os avanços da medicina têm permitido que os pacientes tenham uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença.

Obs.: Jogos, palavras cruzadas, sudoku e outros exercícios que desafiam e estimulam cognitivamente o paciente com Doença de Alzheimer podem ajudar no tratamento.

Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer