O INSTITUTO DE MEDICINA DO IDOSO

No dia 12 de abril de 2012, o Recife ganhou o Instituto de Medicina do Idoso (IMEDI). Localizado no bairro do Espinheiro, o IMEDI surge com a missão de reunir, em um só lugar, Várias especialistas com foco de atuação em saúde do idoso.

Uma iniciativa de vários profissionais pós-graduados em saúde do idoso, o Instituto de Medicina do Idoso atua com direção de Alexandre de Mattos, Francisco Phaelante e Nelson Holanda. Alexandre de Mattos, diretor médico do empreendimento, traz em seu currículo títulos importantes na área, como presidente por dois biênios consecutivos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – PE (SBGG-PE), professor e preceptor de Geriatria da UPE e considerado um dos desbravadores da geriatria acadêmica em Pernambuco. Junto a ele, a exitosa experiência administrativa dos sócios Francisco Phaelante e Nelson Holanda, profissionais capacitados, reconhecidos e premiados em gestão de qualidade e eficiência para serviços de saúde privados e públicos. Completa a equipe, atuando na coordenação médica, a Dra. Alexsandra Siqueira Campos, geriatra e preceptora da UPE, atual presidente da SBGG-PE. O propósito do Instituto é oferecer, à medida que as pessoas envelhecem, serviços focados no bem-estar, na promoção da saúde e nas terapêuticas específicas para o público dessa faixa etária. Dessa maneira, o centro busca reunir uma equipe interdisciplinar de médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e odontólogos. Todos já com experiência em atuação no cuidado do idoso. A importância de ter um instituto com esse foco é possibilitar, em um só lugar, a união de geriatras com outros profissionais, evitando que o idoso peregrine em várias clínicas, hospitais e serviços. Geralmente, essa movimentação contínua é uma tarefa difícil ou mesmo impossível para idosos que convivem com incapacidades físicas ou cognitivas. A instituição possui 15 consultórios, além de uma área específica para fisioterapia e um espaço para pilates. Traz também um espaço de convivência destinado a atividades da terapia ocupacional. Durante os atendimentos, a prioridade é a realização de uma consulta minuciosa capaz de avaliar detalhadamente o idoso. Esse atendimento, por sinal, pode começar por um geriatra – médico com competência para fazer uma observação global do idoso e sugerir um encaminhamento para demais profissionais que o paciente precisar. Além de ser um centro de assistência, a instituição foi inaugurada com o intuito de funcionar como estabelecimento de ensino e pesquisas do universo do envelhecimento humano. Focada na educação continuada dos clientes, através de reuniões gratuitas oferecidas aos pacientes, familiares e cuidadores, para que possam aprender a lidar com as questões relacionadas ao universo da pessoa idosa. Neste sentido, encontros científicos mensais com todos os especialistas do IMEDI são outro tipo de trabalho da instituição, que busca um panorama científico e atualizado para atender cada dia que passa com qualidade e excelência.

MISSÃO

Oferecer a melhor assistência interdisciplinar que possibilite a melhora da saúde física e mental, através de ações humanizadas que estimulem a autonomia e a independência funcional, durante o processo natural do envelhecer.

VISÃO

Torna-se referencia nos cuidados preventivos e curativos da pessoa idosa.

VALORES

– Ética;
– Solidariedade;
– Respeito.

O IMEDI reúne uma equipe interdisciplinar de médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e odontólogos. Todos já com experiência em atuação no cuidado do idoso.