Fonoaudiologia


A CLÍNICA

De forma inovadora, o Instituto de Medicina do Idoso | IMEDI consolida no Recife, em um só lugar, várias especialidades médicas com foco de atuação em saúde do idoso.

SAIBA MAIS


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta das 08h às 19h.Estacionamento terceirizado em frente à clínica, com manobrista.

Segunda a sexta-feira08:00 as 19:00
SábadoFechado
DomingoFechado


ESPECIALIDADES

o IMEDI reúne uma equipe interdisciplinar de médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e odontólogos. Todos já com experiência em atuação no cuidado do idoso.

SAIBA MAIS

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia Gerontóloga

Com o passar dos tempos, o ser humano apresenta um envelhecimento natural de diversas estruturas afetando funções que atingem direta e indiretamente a comunicação humana, tais como voz, linguagem, fala, audição e ainda a deglutição, estética facial e equilíbrio. Além das alterações naturais do envelhecimento existem também as disfunções por sequelas de doenças e que também prejudicam estas funções, em ambos os casos tais patologias no idoso possuem características particulares e complexas que exigem grande conhecimento e visão clínica aguçada de um especialista para obter um resultado mais rápido e satisfatório, prevenindo possíveis agravamentos e minimizando ou até curando tais alterações.

Os problemas de linguagem, fala e audição, dificultam a comunicação, favorecendo o isolamento social do idoso. Distúrbios ligados ao equilíbrio tornam a liberdade do idoso prejudicada, podendo ainda levar a quedas e até internamentos. E, dentre as funções que o fonoaudiólogo gerontólogo atua, a deglutição talvez seja a função mais complexa e com sinais de problemas mais comuns nos idosos. Problemas ligados a distúrbios na deglutição na maioria das vezes são relegados à segundo plano. Sinais como os engasgos, tosse, espirros e soluços, durante ou após as refeições e, algumas vezes, em outros momentos, e são importantes avisos que algo errado ocorre com a deglutição.

É muito importante prevenir e tratar com um especialista os distúrbios da deglutição, uma vez que eles podem trazer sérios prejuízos à saúde, seja de ordem mental, social ou física, como por exemplo, as pneumonias, desnutrição, desidratação, isolamento social, agravando ou gerando quadros depressivos, entre outras patologias, podendo inclusive em não raros casos levar a internamentos de alta gravidade.

O gerontólogo tem um olhar diferente perante o idoso, independente da área de atuação. Como especialista, sabe observar e dar real valor aos pequenos detalhes que interferem no todo, ou melhor, na vida e na autonomia do idoso e de suas funções mais elaboradas, sendo esta a diferença entre viver com qualidade de vida ou sofrer as consequências.

Nossos Especialistas

Dra. Girlanna Freire